BLOG

AGU adota a tecnologia da Verifact®

Fachada do edifício da Advocacia-Geral da União (AGU) em Brasília

A Advocacia-Geral da União (AGU) começou a adotar a tecnologia da Verifact® em seus processos internos, a fim de auxiliar na coleta técnica de provas digitais em investigações e ações judiciais.

Uma das instituições mais importantes do Estado brasileiro, a Advocacia-Geral da União (AGU) optou pela plataforma Verifact® buscando reduzir o tempo gasto em suas operações e aumentar a robustez e a credibilidade das provas produzidas.

Leia o conteúdo para entender melhor sobre a aderência à tecnologia e como a Verifact® pode ser útil para órgãos públicos. Confira! 

O que é e qual o papel da AGU? 

Conhecida por ser o órgão competente a representar judicialmente o governo federal do Brasil, a AGU atua em nome da união para o assessoramento jurídico e demandas da administração pública brasileira. 

Em situações práticas, o órgão pode atuar no combate à corrupção dos poderes da república, na recuperação de ativos e também em ações civis, como nas esferas trabalhistas, tributárias, ambientais e de direitos humanos, por exemplo. 

Quem compõe a AGU? 

Profissionais de diversas áreas podem compor a Advocacia-Geral da União. Os principais são: 

  • Procuradores da Fazenda Nacional: a atuação desses profissionais é concentrada na área fiscal e tributária, cobrando dívidas ativas da União e controlando a arrecadação de tributos federais.
  • Advogados: podem representar a união em ações de natureza geral, como civil, administrativa, constitucional, entre outras. 
  • Procuradores Federais: são representantes de fundações públicas do Estado, como INSS, IBAMA e ANVISA, por exemplo. 
  • Procuradores do Banco Central: atuam em demandas específicas em defesa do Banco Central do Brasil. 
Fachada do edifício da Advocacia-Geral da União (AGU) em Brasília
Edifício da Advocacia-Geral da União (AGU), localizado em Brasília (DF). Créditos: AGU

Verifact® e AGU na coleta de provas digitais

A Verifact® é a única solução online do Brasil aceita nas três instâncias, além de realizar a captura técnica com isolamento, espelhamento e preservação forense de conteúdos da internet, fato que assegura confiabilidade aos órgãos públicos e o que motivou a AGU para a contratação. 

“O sistema […] permite aos usuários capturarem conteúdos da internet com validade jurídica. Esta capacidade é essencial em um mundo onde a informação digital é efêmera e pode ser facilmente alterada ou excluída”, diz um trecho do documento emitido pela AGU para a contratação da plataforma. 

A ferramenta prova mais uma vez a importância da coleta segura de conteúdos da internet, seja por órgãos públicos, empresas, advogados, escritórios e também por pessoas físicas. 

Além de agilizar a coleta de provas digitais para agentes públicos, auxiliando no cumprimento da cadeia de custódia, o uso da ferramenta é capaz de otimizar investigações e processos judiciais, seja da esfera pública ou privada. 

Verifact® já é amplamente usada por órgãos públicos 

Assim como a AGU, a Verifact® já é utilizada por diversos órgãos públicos federais, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Senado Federal e Ministérios Públicos, além de Polícias Civis e Defensorias Públicas. 

A confiança dessas instituições reforça a robustez do sistema da Verifact®, que opera com base em normas forenses internacionais (como a ISO 27037) e segue rigorosamente os princípios da cadeia de custódia previstos na legislação brasileira.

Como usar a Verifact®?

Além de órgãos públicos, a Verifact® pode ser usada por advogados, empresas, instituições públicas e pessoas físicas para coletar provas digitais em diversas situações legais.

Acessível e intuitiva, a ferramenta é fácil de usar. Sendo assim, a coleta e preservação de provas digitais podem ser feitas em questão de minutos e sem sair de casa. São só 5 passos. Veja só: 

1️⃣ Acesse o site da Verifact®, faça login e compre créditos suficientes para sua sessão

2️⃣ Escolha o ambiente Websites, WhatsApp Web ou WhatsApp APP

3️⃣ Leia as orientações ao longo da página e, ao final, clique em Iniciar registro

4️⃣ Inicie a sessão no ambiente seguro e faça o registro de todas as publicações desejadas 

5️⃣ Quando terminar a coleta de todas as provas, clique em Concluir para finalizar a sessão 

Viu como é fácil? A Verifact® pode ser usada para registrar mensagens do Twitter, WhatsApp, redes sociais, e-mails e sites em geral com validade jurídica,  

Além disso, trata-se do único meio de coleta online de provas digitais aderente a normas forenses internacionais, em conformidade à cadeia de custódia do CPP e aceito em todas as instâncias do judiciário. 

É prático, rápido e fácil. Clique no banner abaixo e registre suas provas digitais agora mesmo! 

banner com a frase "Registro de provas digitais com a Verifact. Fazer agora."