BLOG

Como gerar provas de violação online de marcas e direitos autorais

como gerar provas online de violação de marcas e direitos autorais?

Em casos de violação online de marcas e direitos autorais, é importante gerar provas do fato com agilidade e segurança, pois a empresa ou a pessoa pode apagar o conteúdo da internet ( post, site, anúncio) a qualquer momento, sendo difícil posteriormente comprovar a necessidade de reparação na Justiça.

O primeiro passo é gerar as provas que o site ( ou seu conteúdo) realmente estava no ar. Pode ser uma arte publicada em redes sociais.

Prints são provas muito fracas, podem ser manipuladas digitalmente de forma fácil, e nem é preciso dominar photoshop, há vários aplicativos e sites que simulam visualmente conversas de redes sociais de forma muito próxima a uma conversa

Para gerar provas com confiabilidade e segurança, é importante que os materiais digitais sejam coletados como prova com utilização de técnicas forenses, leis e conforme normas da ABNT. No caso, seguir a ISO 27037 – Diretrizes par identificação, coleta, aquisição e preservação de evidência digital.

Deve ainda atender aos princípios da cadeia de custódia, conforme exige o Pacote anticrime, em casos de processos penais e atender o novo CPC nos processos civeis.

A solução tecnológica da Verifact tecnologia atende a todos esses requisitos e ainda conta com sistema antifraude e alto nivel de segurança. O sistema é online, oferece serviço de captura e preservação de provas digitais online de forma segura e controlada, capaz de gerar provas auditáveis, certificadas por meio regulamentado pelo governo brasileiro ( MP 2.200-2/2001).

Em resumo, utiliza, entre outras soluções de segurança, o carimbo de tempo ICP Brasil.

O relatório técnico da captura fica pronto em questão de minutos, é feito o vídeo da navegação e é possível salvar áudios, vídeos, imagens, textos e arquivos de download durante a navegação. Cada relatório custa só R$ 89 e o registro pode ser feito de casa/escritório/home office.

É possível registrar materiais digitais online, como conversas de whatsapp, posts stories, comentários, directs de instagram, twitter, skype, conteúdos de sites, e-mails, transformando estes materiais em provas robustas e seguras.

As provas podem ser geradas para comprovar anterioridade, como prevenção, mas também é possível gerar uma prova quando já estiver acontecendo a violação e o uso indevido dos direitos autorais.

Texto elaborado com base no texto publicado em https://www.instagram.com/p/CBBOcabgYAW/?igshid=1gcix8mj74w9a