BLOG

Como provar sua localização em um determinado dia e hora com a ajuda do Google?

verifact prova digital localizacao

É muito frequente a necessidade de se provar onde você esteve determinado dia e hora no meio judicial, porém, poucos sabem do recurso que vamos discorrer neste artigo.

A linha do tempo do google maps mostra os lugares que talvez você tenha visitado e os possíveis trajetos percorridos, com base no seu histórico de navegação.

A partir do momento que você ativa os serviços de melhoria de localização do Google em seu celular, seu dispositivo passa a registrar sua possível localização constantemente para facilitar o serviço de posicionamento do GPS.

Se você se assustou em saber disso, saiba também que em algum momento você autorizou o Google a fazer isso! Há meios de desativar a funcionalidade, apesar do Google não facilitar muito esta ação (veja no fim do artigo).

Para visualizar sua localização a qualquer momento, basta você acessar o link https://www.google.com/maps/timeline logado na mesma conta do Google que você usa em seu dispositivo Android ou a conta usada no google Maps no IOS, em seguida indicar a data que você gostaria de verificar.

A linha do tempo do google maps pode ser um indício de sua localização em um determinado dia e horário, mas é recomendável que você reúna outros elementos para a comprovação que você realmente esteve lá, tais como imagens de câmeras de segurança da vizinhança, testemunhas, notas fiscais de estabelecimentos comerciais que mostram a data e horário da compra.

Como o google permite que o usuário da conta edite os lugares que visitou e as atividades que fez, é importante reunir mais evidências que a pessoa realmente esteve no local em um determinado dia e horário.

Para fins judiciais, é necessário fazer um registro documental desta consulta no histórico do google. Antes de mais nada, recomendamos que você consulte um advogado para receber orientações adequadas. Você pode usar a plataforma Verifact, uma solução inovadora que faz o registro e preservação de provas digitais usando técnicas de perícia forense para coletar a prova, medidas anti fraude e um meio oficial para gerar prova de existência.

Para registrar a linha do tempo do google dentro da plataforma é simples:

  1. crie uma conta em www.verifact.com.br a partir de um computador ou notebook com internet;
  2. compre créditos pré pagos e clique em “iniciar sessão”;
  3. insira o endereço www.google.com/maps quando solicitado pela plataforma e clique nos três riscos no canto superior da tela

4. Em seguida, selecione a 4ª opção “Sua linha do tempo” e faça o login da conta do google desejada.

5. Selecione o ano, mês e dia desejados e registre o histórico de navegação, além de outras informações que entenda ser relevante.

Quando o Histórico de navegação do google está ativado, a linha do tempo mostra ( de acordo com o google) os lugares que você visitou, levando em consideração os dispositivos conectados à sua conta do google com o histórico de navegação habilitados.

A plataforma tecnológica da Verifact gera provas digitais amplamente auditáveis, com validade jurídica. Caso você não saiba, as simples prints são provas fracas, pois são meras imagens da tela, fáceis de falsificar, ou adulterar. Diversos tribunais nem aceitam mais esse tipo de coleta de prova. Com a Verifact, as provas podem ser auditadas de forma ampla a qualquer momento, caso questionadas.

A plataforma da Verifact pode ser operada por uma pessoa com conhecimentos básicos em tecnologia e a qualquer hora. A solução tem ampla aceitação na Justiça, com casos em Instância Superior, 1º e 2º graus.

Talvez seja o caso de combinar este registro com outros indícios que apontem que você estava de posse do celular naquele momento e a relação da conta do Google com o proprietário do aparelho para dar maior consistência à prova. Se for o caso, consulte o advogado sobre essa questão.

Se, por outro lado, você quiser desligar este recurso imediatamente. O Google tenta dificultar um pouco, mas há instruções que tornam isso possível no link abaixo:

https://bit.ly/2VIkD5P

Talvez você também se interesse por:

Em quais casos é possível usar as mensagens do WhatsApp na Justiça?

STJ considera nula print de telas de whatsapp em processo penal

7 motivos para coletar suas provas digitais com a plataforma da Verifact

Como usar o google drive para armazenar áudios e vídeos ( e compartilhá-los através de um link)

Passo a passo: como coletar conteúdos da internet como prova de forma robusta

Baixe agora nosso Ebook sobre provas digitais

10 casos de uso de redes sociais como prova que você NÃO esperava

Justiça de cinco Estados aceita provas digitais coletadas pela Verifact

Siga a Verifact nas redes sociais:

Instagram

Facebook

Linkedin

Twitter