BLOG

Felca usa Verifact em ação contra 233 perfis

A imagem mostra Felca na capa do vídeo "Adultização", postado em seu canal

Com cerca de 40 milhões de visualizações em menos de uma semana, o vídeo “Adultização”, criado por Felipe Bressanim, o Felca, gerou repercussão nacional e ampliou o debate sobre os algoritmos das redes sociais. 

Antes da publicação do vídeo, quando Felca ainda estava investigando páginas e perfis envolvidos em pautas relacionadas à sexualidade infantil, diversos usuários do X fizeram acusações injuriosas que o associavam à pedofilia. 

O influenciador decidiu tomar medidas legais contra 233 perfis da plataforma, o que só se tornou viável com o apoio de uma tecnologia brasileira, a Verifact, ferramenta capaz de registrar de forma técnica e segura os ataques virtuais e registrá-los como provas digitais com validade jurídica.

Com rapidez na coleta e preservação das postagens, a Verifact permitiu a identificação dos perfis responsáveis antes que o conteúdo fosse alterado ou removido.

Leia o post para entender melhor sobre o caso e como a Verifact foi fundamental para a equipe jurídica do influenciador. 

Ação inédita contra 233 perfis

Mesmo antes da publicação do vídeo, quando ainda fazia pesquisas para o projeto, Felca já havia se tornado alvo de ataques no X. Diversos perfis começaram a vinculá-lo, de forma injuriosa, à pedofilia.

Na Justiça, o influenciador apresentou uma proposta conciliatória: que os responsáveis pelos ataques pagassem R$ 250 a instituições de proteção à infância e fizessem um pedido público de desculpas.

Pessoa segurando um celular exibindo a tela inicial do aplicativo X (antigo Twitter)
As postagens injuriosas contra Felca aconteceram na rede social X. 

No X, João Senzi, advogado de Felca no caso, disse que a ideia veio do próprio influenciador e que tudo deve ser resolvido dentro dos meios legais: “[…] Não devemos fazer justiça ou chacota com as próprias mãos. As coisas precisam ser resolvidas pelos seus devidos meios legais. Não desumanizem as pessoas“.

A participação da Verifact no processo

A equipe jurídica de Felca utilizou a Verifact, plataforma especializada no registro e preservação de evidências digitais.

O objetivo da ferramenta é transformar conteúdos online em provas digitais juridicamente aceitas, algo fundamental em um contexto em que prints de tela podem ser facilmente manipulados e considerados frágeis em tribunais.

Embora uma alternativa fosse a ata notarial, o processo cartorial é mais lento e oneroso. No caso de Felca, havia o risco de que as publicações fossem apagadas antes da formalização

Mesa de escritório com óculos, caneta, carimbo e documentos de auditoria.
A agilidade e a segurança para preservar as postagens só foram os principais motivos para usar a tecnologia da Verifact. 

Por isso, optou-se pela coleta via Verifact, que aplica técnicas forenses internacionais para registrar mensagens, áudios, vídeos e postagens de redes sociais, garantindo sua integridade, origem e contexto.

Dessa forma, as evidências coletadas puderam ser auditadas e apresentadas em juízo, com aceitação em todas as instâncias do Judiciário brasileiro. Com o uso da tecnologia, centenas de publicações foram transformadas em provas aptas a sustentar a responsabilização dos 233 perfis que atacaram o influenciador.

Novos desdobramentos

No dia 15/8, Hytalo Santos, um dos influenciadores denunciados por Felca no vídeo, foi preso por tráfico humano e exploração de menores, em Carapicuíba (SP). 

Em agosto de 2025, a Justiça determinou a quebra de sigilo de 233 perfis que atacaram Felca e, dias depois, estendeu a medida ao Google, após o influenciador receber ameaças de morte por e-mail.

A empresa foi intimada a fornecer os dados do remetente sob pena de multa de até R$ 100 mil por dia, o que permitiu às autoridades avançarem na investigação.

Em 25/8, a Polícia Civil prendeu em Olinda (PE) Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 21 anos, suspeito de enviar as ameaças e de lucrar com a venda de conteúdo infantil nas redes.

Como usar a Verifact? 

A Verifact pode ser usada por qualquer um para registrar áudios, imagens, conversas e mídias de redes sociais, aplicativos de mensagens, e-mails e sites em geral como provas digitais válidas para a justiça.  

O processo é simples. São apenas cinco passos: 

1️⃣ Acesse o site da Verifact®, faça login e compre créditos suficientes para sua sessão

2️⃣ Escolha o ambiente direcionado para a captura das provas

3️⃣ Leia as orientações ao longo da página e, ao final, clique em Iniciar registro

4️⃣ Inicie a sessão no ambiente seguro e faça o registro de todas as publicações desejadas 

5️⃣ Quando terminar a coleta de todas as provas, clique em Concluir para finalizar a sessão 

Clique no banner abaixo e registre suas provas digitais agora mesmo! 

banner com a frase "Registro de provas digitais com a Verifact. Fazer agora."