BLOG

4 tecnologias jurídicas que são tendência em 2023

tecnologias jurídicas 2023

A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na modernização do meio jurídico. O uso de tecnologias jurídicas tem ajudado os advogados e outros profissionais do direito a trabalharem de forma mais eficiente, rápida e eficaz.

Antes de começar a falar sobre quais são as 4 tendências de tecnologias jurídicas que você precisa conhecer em 2023, entenda qual a importância de se atualizar.

Decerto, se fosse possível viajar no tempo e você perguntasse para um advogado da década de 1980, se ele poderia compartilhar o Wi-Fi para você se conectar à internet, qual resposta você esperaria? Sem dúvida seria surpreendente se ao menos o advogado desta época conseguisse compreender toda a pergunta, já que internet não era comum e o padrão eram as máquinas de escrever.

Neste sentido, a analogia ajuda a entender a capacidade de revolução do trabalho na advocacia com o uso da tecnologia, como inteligência artificial, jurimetria e tantas outras que já estão disponíveis no mercado. Em resumo, os profissionais de Direito que não acompanharem as transformações jurídicas que estão ocorrendo, poderão ficar para trás.

Desta forma, em questão de poucos anos nossos computares e dispositivos informáticos poderão ser considerados tão ultrapassados como as máquinas de escrever são para nós hoje.

Segundo o McKinsey Global Institute, cerca de 25% (vinte e cinco por cento) do trabalho de um advogado pode ser automatizado atualmente e o uso de novas tecnologias podem reduzir em 13% (treze por cento) nas horas de trabalho, tornando a rotina mais produtiva e, consequentemente, o resultado muito mais satisfatório.¹

O mundo está mudando exponencialmente e a advocacia não vai ficar de fora.”

_Associação Brasileira de LawTechs e LegalTechs – AB2L

De acordo com a AB2L – associação civil criada por empresas de tecnologia focadas no mercado jurídico, é preciso criar um espaço de diálogo entre as soluções inovadoras, os advogados e os escritórios, uma vez funções repetitivas podem, e devem, ser executadas com o uso da tecnologia.

Neste sentido, listamos 4 soluções de tecnologias jurídicas que são tendência em 2023 para você usar agora.

1. Jurimetria

O que é?

É a estatística aplicada ao direito, segundo a Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ). Ela se apoia nos dados gerados pelo Poder Judiciário, isso inclui a coleta, análise e interpretação de dados relacionados ao direito, como decisões judiciais, leis e estatísticas criminais.

Para que serve?

A jurimetria pode ser usada para ajudar os advogados na fundamentação de suas teses e argumentos, levantamento de jurisprudência, analisar tendências e padrões em casos legais, avaliar a eficácia de políticas públicas e identificar problemas na aplicação da lei. Da mesma maneira, a jurimetria também pode ser usada para prever resultados de julgamentos futuros e ajudar a desenvolver estratégias legais. Em geral, a jurimetria combina técnicas quantitativas e metodologias estatísticas para melhor compreender e avaliar o sistema jurídico.

Onde encontrar:

Juithttps://juit.io/

O que é?

Legal Design é uma técnica para criar contratos e outros documentos jurídicos de forma orgânica, intuitiva e atraente, utilizando técnicas de design para torná-los mais fáceis de entender e tornar a leitura dinâmica. Isso inclui a organização do texto, a escolha da fonte e da cor e a inclusão de elementos visuais como gráficos e ilustrações.

Para que serve?

O objetivo é tornar os contratos escritos com a técnica de Legal Design acessíveis para todas as pessoas e reduzir a chance de diferentes interpretações, além de aumentar a capacidade de entendimento do texto do contrato que é escrito sem o “juridismos” do meio jurídico.

Alguns exemplos de aplicações práticas incluem procurações, contratos de honorários, contratos de aluguel, acordos de trabalho, contratos de prestação de serviços dentre tantos outros.

Onde encontrar:

Villa – https://visuallaw.design/

3. Inteligência artificial

Considerada uma das plataformas mais famosas de geração de imagens através da IA, a Midjourney ganhou artigos de vários portais quando um de seus usuários, Jason Allen, inscreveu a obra de arte intitulada “Theatre d’Opera Spatial” na categoria “Digital Arts / Digitally-Manipulated Photography” da competição de belas artes da Colorado State Fair, e ganhou. Mas criou a peça usando o gerador de IA de texto para imagem, chamado Midjourney. Veja imagem abaixo:

Imagem criada por inteligência artificial –
“Theatre d’Opera Spatial”, fonte:
https://iphotochannel.com.br/os-5-melhores-geradores-de-imagens-com-inteligencia-artificial-ia-em-2022/


A inteligência artificial (IA) é um software ou sistema que imita as funções da mente humana para executar tarefas e pode se aprimorar iterativamente com base nas informações que coleta. A IA se manifesta de várias formas.

O princípio central da IA ​​é replicar, e depois aprimorar, a maneira como os seres humanos atuam no mundo. Dessa forma, a IA pode agregar valor para qualquer setor.

IA – Para que serve?

A IA pode ser usada de várias maneiras no direito, incluindo:

Análise de documentos: A IA pode ser usada para analisar grandes quantidades de documentos, como contratos e acordos legais, para encontrar informações relevantes e identificar padrões.

Predição de decisões judiciais: Algoritmos de aprendizado de máquina podem ser treinados com dados históricos de decisões judiciais para prever como um juiz pode decidir um caso similar no futuro.

Assistência ao advogado: IA pode ser usada para ajudar advogados a encontrar precedentes jurídicos relevantes, identificar questões legais e gerar documentos legais.

Detecção de fraude: IA pode ser usada para detectar padrões de fraude em documentos legais ou transações financeiras.

Gerenciamento de processos: IA pode ser usada para automatizar tarefas de rotina, como agendamento de audiências e gerenciamento de prazos, para ajudar a garantir que os processos legais sejam conduzidos de maneira eficiente.

Onde encontrar: A do not pay desenvolveu uma tecnologia utilizando inteligência artificial para assistência jurídica. Inicialmente foi criada para aplicações simples, como apelar contra multas de trânsito e está sendo usada como ferramenta para auxílio legal para imigrantes em busca de asilo nos EUA e em fevereiro participará de um julgamento na Justiça.

Fonte:https://tecnoblog.net/noticias/2023/01/09/empresa-de-advogado-por-gpt-faz-proposta-de-us-1-milhao-para-defender-caso-na-justica/

Do not pay, o primeiro advogado robô do mundo -https://donotpay.com/

4. Coleta e preservação online de provas digitais de conteúdos da internet

O que é?

Hoje é possível utilizar conversas de whatsapp como prova nos autos de forma rápida através da tecnologia, com muito mais agilidade e custos inferiores ao de uma ata notarial.
Uma tecnologia brasileira foi desenvolvida pela empresa Verifact e tem sido usada por órgãos públicos, empresas e escritórios de advocacia para registrar evidências digitais de conteúdos da internet, como conversas de Whatsapp (WEB/DESKTOP), Facebook, Instagram, Twitter, Telegram (WEB), vídeos no Youtube, webmails, blogs, lojas virtuais e outros sites, como provas documentais digitais. A solução tem validade jurídica e ampla aceitação na Justiça.

Para que serve?

Já vivemos em um mundo híbrido, nossas vidas acontecem parte no plano físico e outra no plano digital, obviamente os crimes, infrações, discussões e toda a espécie de contenda humana também ocorre no mundo digital. Logo, processos judiciais podem ser instruídos visando resolver questões virtuais e, como você é um(a) advogado(a) e já sabe eu não preciso dizer, apenas reafirmar, que todo processo precisa ser instruído com ao menos uma prova favorável. Ou seja, as provas digitais podem ser usadas em processos judiciais, denúncias, acordos e outros fins. A solução é um meio de coleta online de provas documentais digitais. Tem validade jurídica, aceitação na Justiça nas três instâncias e é usada por órgãos públicos, incluindo o MPF – Ministério Público Federal, TSE – Tribunal Superior Eleitoral, empresas como TIM, Habib´s, Ticket e Veloce, além de escritórios de advocacia e pessoas físicas.

Onde encontrar:

Verifact- https://www.verifact.com.br/

As tecnologias jurídicas estão mudando a forma como os advogados trabalham. As ferramentas digitais estão tornando a assessoria jurídica mais eficiente, permitindo que os profissionais trabalhem de forma mais ágil e em colaboração com outros profissionais do setor. Além disso, as tecnologias estão criando novas formas de interagir com os clientes, oferecendo maior facilidade e transparente. Ainda, podem oferecer novas atividades e funções que não existiam a alguns anos atrás.

Não fique por fora, explore o que há de melhor em tendências jurídicas, começando com a nova forma de coletar suas provas digitais.

Texto elaborado por: Patricia Moino, advogada atuante no mercado de capitais e estudante de java e solidity.

Talvez você se interesse por:

Tecnologia na advocacia: 4 vantagens para a atuação jurídica

Ministério Público de SP firma acordo de Cooperação Técnica com tecnologia de coleta de prova digitais

Mensagens temporárias de whatsapp: entenda como funcionam as mensagens que desaparecem depois de lidas

Como proteger sua franquia usando conteúdos da internet como prova