BLOG

Lançamento do Livro “OSINT: Do zero à investigação profissional”: Ferramenta Essencial para Advogados na Era Digital

osint do zero à investigação profissional 3

Aprofunde-se nas técnicas avançadas de coleta de informações para defesa e argumentação jurídica com base em fontes abertas.

São Paulo, Brasil – 23/08/2023 – Em um ambiente jurídico cada vez mais digitalizado, a habilidade de buscar informações de maneira eficaz é uma arma indispensável para o advogado moderno. A coleta e análise de dados públicos, ou “Open-source Intelligence” (OSINT), oferece um vasto campo de oportunidades para profissionais do direito em suas argumentações, investigações e defesas.

Neste contexto, “OSINT: Do zero à investigação profissional” surge como leitura obrigatória para advogados e juristas. A obra aborda, com rigor e clareza, as técnicas mais avançadas de coleta e análise de informações em fontes abertas, englobando desde registros online até documentos físicos.

Com o respaldo do professor e doutor em Direito Digital Raphael Chaia em seu prefácio, o livro reúne um elenco de especialistas de renome. Dentre eles, destacamos Luciana Reis, advogada especialista em ciências penais e presidente da comissão de direito digital da 25ª subseção da OAB/MG, que contribui com sua expertise legal sobre a OSINT.

As técnicas de OSINT têm aplicações vastas e poderosas, desde a identificação de evidências digitais até o entendimento mais profundo de casos que envolvem o ambiente online. “Esperamos que, com este livro, possamos fortalecer a prática jurídica, oferecendo aos advogados ferramentas e conhecimentos essenciais para sua atuação na era digital”, comenta Luciana Reis.

A publicação não se limita apenas ao digital. Abrangendo a definição estabelecida pelo CEPIK em 2001, os leitores encontrarão diretrizes sobre a obtenção legal de documentos físicos e digitais e outras nuances da investigação em fontes abertas.

“OSINT: Do zero à investigação profissional” não é apenas um guia técnico. É, também, uma porta de entrada para um mundo muitas vezes não explorado pelos profissionais do direito, mas que pode ser um diferencial estratégico em sua prática diária.

Serviço:

Lançamento virtual do livro “OSINT: Do Zero à Investigação Profissional”, Editora Literando
Data: 23 de agosto
Horário: 19h30
Plataforma: YouTube
Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/evento-online/lancamento-da-obra-osint-do-zero-a-investigacao-profissional/2124624

Sobre os autores:

Romullo Carvalho é perito e vice-diretor da Associação Nacional de Peritos em Computação Forense – APECOF, especialista de inteligência de ameaças – Thread Intelligence e análise de áudios e vídeos, coautor do livro Manual Prático de Provas digitais; membro da comissão de direito digital da OAB-MG Poços de Caldas;

Joaquim Neto é perito digital certificado CHFI e CEH, CEO da Digital Expert, especialista em informática forense e forense em multimídia, membro da comissão especial de perícias da OAB-SP

Leandro Feitosa é policial federal com experiência em setores de inteligência policial, combate à corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros. Professor de gestão de fonte humana (HUMINT), vigilância eletrônica e captação ambiental em curso de investigação de combate à corrupção da Polícia Federal. Professor de técnica de investigação na Academia Nacional da Polícia Federal.

Luciana Reis
é advogada, pós graduanda em Cibersegurança e governança de dados, especialista em ciências penais, presidente da comissão de direito digital da 25ª subseção da OAB/MG. Advogada associada à Associação Nacional de Peritos em Computação Forense – APECOF.

Matheus Moura é analista de inteligência de ameaças cibernéticas – Cyber Threat Intelligence (CTI), Desenvolvedor web/python. Membro da Comunidade de OSINT Brasileira – COBRA, graduando em Sistemas de Informação.

Regina Acutu é mestre em inovação e tecnologia, Top 50 women in cybersecurity Latin América 2021 pela WOMCY, cofundadora e sócia da Verifact tecnologia, docente convidada de pós-graduação na área de inovação pela PUCPR

Ricardo Capozzi é perito forense computacional, assistente técnico judicial/extrajudicial. Especialista em processos digitais e crimes cibernéticos – degravação de Áudios – análise de imagens – Registro de Ponto Eletrônico. Membro da Associação Nacional de Peritos em Computação Forense – APECOF e da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SP.

Nas categorias: ,