BLOG

Comparativo entre ata notarial x Verifact

comparativo Verifact ata notarial(1)

Rapidez do registro

Verifact: Registro de provas documentais digitais de conteúdos da internet de forma online e em questão de minutos. Utiliza tecnologia digital exclusiva para coletar e registrar provas do WhatsApp, redes sociais, sites e e-mails de maneira ágil e intuitiva. O registro é realizado online pelo usuário, e o resultado fica disponível para baixar minutos após a conclusão da operação.

Como funciona a Verifact

Ata Notarial: Processo mais demorado, envolve o agendamento de um horário e a ida até o cartório para a execução do documento, o que pode levar dias ou semanas. É necessário retornar ao cartório posteriormente para retirar o material.

Validade Jurídica

Verifact: Possui validade jurídica, atendendo à legislação vigente no que se refere aos princípios da cadeia de custódia relativos à coleta e preservação de evidências, definidos na Lei Federal nº 13.964/2019. Utiliza chave pública brasileira (ICP/Brasil) para autenticação de documentos digitais, conforme o Artigo 411, inciso II, do Código de Processo Civil e a MP 2.200-2, válida em todo o território nacional.

Ata Notarial: Também possui validade jurídica, sendo um documento público elaborado por um tabelião que atribui fé pública ao conteúdo registrado, conforme definido na Lei nº 8.935/1994, e autenticação de documento digital, de acordo com o Artigo 411, inciso I, do Código de Processo Civil.

Isolamento contra fraude

Verifact: Oferece alto grau de segurança contra fraudes, devido ao uso de um sistema seguro e patenteado antifraude, desenvolvido totalmente pela empresa, com medidas eficazes para evitar interferências no processo de registro de provas digitais durante a coleta. Com isso, comprova que determinado conteúdo estava realmente publicado em um determinado site/perfil/conta da internet.

Ata Notarial: Apesar da fé pública do tabelião, este pode ser induzido ao erro, pois se baseia nos cinco sentidos humanos, descrevendo algo que possivelmente não ocorreu no meio digital, caso o procedimento de coleta das provas digitais não empregue técnicas periciais forenses.

Coleta de dados técnicos

Verifact: Focada em detalhar e documentar eventos digitais, a Verifact emprega procedimentos forenses e a coleta de metadados técnicos. Essa abordagem é essencial para uma auditoria abrangente, especialmente se o conteúdo original for removido da internet.

Ata Notarial A coleta realizada pela Ata Notarial se baseia nos cinco sentidos humanos na maioria dos casos. Embora eficaz em certos contextos, esse método pode não ser totalmente adequado para capturar a precisão dos fatos digitais ou coletar dados técnicos essenciais para uma auditoria detalhada, caso o conteúdo original seja excluído da internet.

Custo x Benefício

Verifact: Custo por emissão de relatório, que pode ser até 90% mais econômico que a ata notarial, permitindo a coleta de diversas páginas e sites em um único relatório. Todo o processo realizado pelo usuário é sigiloso e criptografado: somente o autor do registro tem acesso ao conteúdo coletado.

Ata Notarial: Custo por página, padronizado por estado, com a possibilidade de variar de acordo com a complexidade e o tabelionato escolhido.

Mais sobre a Verifact

Casos de aceitação na Justiça: Ampla aceitação na Justiça: há provas digitais coletadas pela plataforma da Verifact aceitas em todas as instâncias do Judiciário, incluindo casos criminais. Veja aqui alguns exemplos.

Quem já usa: Pessoas físicas que sofreram algum conflito envolvendo a internet como meio de comprovação do fato, grandes empresas como Banco Master, Porto Seguro, Decolar, Catho, Ticket, Veloce, Electrolux, TIM, Localiza, Marisa; órgãos públicos como Tribunal Superior Eleitoral, Ministério Público Federal, do Trabalho e de diversos estados; Polícias Civis, Defensorias Públicas, grandes escritórios de advocacia, como Opice Blum, Fragata e Antunes, Dannemann Siemsen, Kasznar Leonardos, entre outros.

Talvez você se interesse por:

07 Motivos para coletar provas digitais com a Verifact

Empresa de logística inova ao usar tecnologia para registrar provas

Ata Notarial vs. Verifact: A Evolução da Documentação de Provas

Utilização de Prints de WhatsApp como Prova em Processos Judiciais

Coleta de provas digitais tem redução de 90% nos custos

Como funciona a Verifact

Nas categorias: